Nutrição Funcional: o que significa e quais são os benefícios?

Além do combustível básico, como os alimentos ajudam gerar saúde a cada dia? Conheça os benefícios da chamada Nutrição Funcional.

Nutrição Funcional: Linhaça Dourada

Você talvez já tenha ouvido falar de Medicina Funcional, a abordagem de cuidados médicos que leva uma visão de “sistemas” de saúde focalizando as origens da disfunção no corpo e as interações entre os fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. A Nutrição Funcional se enquadra nesta estrutura para examinar como o alimento “funciona” dentro dos nossos corpos tanto para nutrir como também para influenciar a própria saúde (ou doença) do corpo.

A alimentação é um dos insumos mais fundamentais e potentes que damos aos nossos corpos todos os dias – uma mensagem clara e impactante para nossa bioquímica. É um dos vários links poderosos entre nossos ambientes internos e externos. A visão em si é antiga. A mais de dois mil anos atrás, o médico grego, Hipócrates, ofereceu a famosa citação:

“Deixe o remédio ser a sua comida e a sua comida seja o seu remédio”.

Hoje é um grito de reunião intemporal para os defensores da nutrição alimentar real.

O que a Nutrição Funcional significa para você?

Quando se trata de cuidados com a saúde, muitas vezes colocamos tempo, energia e dinheiro em sintomas mascarados ao invés de tratar a causa na raiz. Quando identificamos as causas subjacentes de nossa disfunção física (por exemplo, resistência à insulina, pressão arterial elevada, condições inflamatórias), de repente, obtemos uma visão panorâmica do que alimenta (às vezes literalmente falando) nossa disfunção e o que, por sua vez, pode nutrir ou estimular para um ótimo funcionamento.

A nutrição funcional, no seu melhor, analisa o equilíbrio da nossa paisagem alimentar pessoal para ver o quão bom nutrimos as necessidades de nossos corpos e almejamos alimentos específicos que podem ter um impacto particularmente potente para resolver as disfunções sutis e não sutis que abrigamos. O teste de laboratório é uma ótima maneira de pesquisá-los e capturá-los enquanto eles podem ser “tratados” pelos meios mais fáceis e mais bem sucedidos possíveis, o que pode incluir terapia nutricional.

Nutrição Funcional: Salmão

Por exemplo: se você tem uma condição inflamatória ou seus marcadores de sangue mostram níveis inflamatórios mais altos do que o normal, você não só vai querer ter certeza de evitar alimentos que promovam a inflamação, mas também aproveitar a potência anti-inflamatória de certos alimentos como por exemplo: açafrão, omega-3 encontrado em peixes gordurosos e suplementos de omega de qualidade, legumes crucíferos, bagas, etc.). A nutrição funcional enfatiza que sua nutrição deve funcionar para você e que escolhas específicas podem funcionar para seu benefício pessoal e individualizado.

Dito isto, é importante diferenciar os benefícios alimentares funcionais das reivindicações de marketing de alimentos funcionais. As tentativas da indústria alimentar de capitalizar esse conceito muitas vezes promovem produtos alimentícios processados, “enriquecidos” com uma pequena quantidade de alimento benéfico – ao comprar o alimento “inteiro” original, renderia muitas vezes o benefício com nenhum açúcar adicionado ou aditivos alimentares processados.

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Nutrição Funcional: Salada de Frutas

Pegue os mirtilos, por exemplo. Um maço de mirtilos frescos pode não ter um rótulo com alto teor de antioxidantes, ampla fibra, vitamina C, compostos anti-inflamatórios, etc, mas eles estão presentes em toda a gastronomia. Dirija-se ao corredor dos iogurtes ou olhe para alguns waffles de torradeira ou cereais embalados, e você pode encontrar reivindicações grandes e ousadas que representam o benefício saudável de uma minúscula porção de mirtilos em seu produto.

O mesmo seria verdade para as sementes de linhaça, e assim por diante. Os produtos embalados, adornados com seus rótulos atraentes e direitos de comercialização de sinistros de saúde (concedidos pela FDA) não são o verdadeiro produto. É uma questão de dose e contexto, e o senso comum deve nos dizer qual é a escolha real de alimentos funcionais e se vale a pena o investimento.

Há uma infinidade de planos, programas, ideologias e dogmas relativos à forma mais ideal de comer, mas muitas vezes a mensagem é entregue sem considerar que qualquer plano deve ser individualizado para uma aderência, flexibilidade e progresso duradouros. As estratégias nutricionais só podem melhorar a função se visarem aumentar a qualidade dos nutrientes das escolhas alimentares ao longo do tempo de acordo com nossa prontidão pessoal e capacidade de melhorar nossa dieta.

Nossas estratégias individuais também devem satisfazer o nosso apetite, facilitando a fome e as ânsias. Quando nossas escolhas começam a incluir alimentos frescos, fibrosos e minimamente processados, nossos padrões alimentares começam a trabalhar a nosso favor em muitos aspectos – especialmente quando comparados com dietas padrão de alimentos altamente processados, com nutrientes e pobres – A partir daí, as recomendações individuais adequadas podem nos ajudar a incorporar escolhas adicionais de alimentos.

Nutrição Funcional: Isoflavonas

A nutrição funcional deve promover a resiliência apesar de muitos desafios que encontramos à medida que envelhecemos e acumulamos estresses, ou seja, declínio físico e mental, privação de sono, várias formas de sofrimento emocional etc. O declínio funcional relacionado à idade é uma parte inevitável do ciclo de vida humano. No entanto, nas últimas gerações testemunhamos alguns dos maiores aumentos na expectativa de vida da população média, juntamente com os aumentos mais rápidos na doença crônica debilitante já vista – simultaneamente.

Para que os indivíduos preencham suas missões para viver uma vida “melhor do que a média”, eles devem permanecer mais resistentes do que nunca diante dos múltiplos estresses que a vida moderna apresenta. O que conhecemos como “doença” poderia ser explicado como uma disfunção multifatorial – um desvio da biologia normal – relacionado aos nossos padrões de nutrição disfuncionais.

Nós literalmente nos tornamos mais frágeis ao ponto em que é normal ter o gerenciamento de sintomas antes da meia-vida. A nutrição de qualidade pode nos ajudar a prevenir essas condições e a orientação / terapia de Nutrição Funcional pode nos ajudar a gerenciá-los ou a marcá-los se já estivermos afetados. Talvez o mais poderoso, que compreenda a Nutrição Funcional pode nos ajudar a realinhar nossa relação com os alimentos. Quando consideramos o alimento como remédio, todo o nosso paradigma em comer pode mudar.

Podemos apreciar melhor o impacto de nossas escolhas diárias. Da mesma forma, podemos examinar o pano de fundo dessas escolhas com uma perspectiva diferente – por que e como fazemos as escolhas a cada dia. Isso amplia o alcance da aplicação da vida real – como a Nutrição Funcional pode caber dentro de nossa funcionalidade de estilo de vida.

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