Macarrão Integral: Vantagens e benefícios

O macarrão integral possui importantes propriedades nutricionais.

É um alimento muito rico em nutrientes, vitaminas, minerais e fibra, que auxilia na sensação de saciedade por um maior período, contribuindo também para uma alimentação equilibrada gerando a produção de energia. É produzido com trigo integral moído, o que gera uma grande concentração de nutrientes, suprindo a quantidade certa para o corpo.

Principais benefícios para a saúde:

Reduz o risco de diabetes – O macarrão integral possui baixo índice glicêmico permitindo a absorção da glicose do sangue de forma mais controlada, reduzindo os picos de glicemia.

Reduz o risco de colesterol – A ingestão da quantidade certa de alimentos integrais, ajuda na redução de gordura saturada no organismo. Isso acontece porque as fibras existentes nesses alimentos tem a capacidade de absorver as moléculas de gordura e também normalizam a síntese de colesterol. Ajuda a prevenir também o acúmulo de placas de ateroma nas paredes das artérias, conhecida com aterosclerose.

Previne a prisão de ventre – Muito rico em fibras, o macarrão integral é um excelente alimento para a saúde do sistema intestinal. Ao criar o hábito de se alimentar com o macarrão integral, o corpo regulariza o transporte de alimentos através do aparelho digestivo, melhorando as evacuações e prevenindo vários problemas intestinais.

Não engorda – O segredo está no preparo. Faça escolhas saudáveis substituindo o molho branco gorduroso por molhos e acompanhamentos mais magros. Adicionar legumes e vegetais é uma ótima ideia para variar no preparo e incrementar o prato. Consumir a massa acompanhada de uma fonte de proteína magra, como frango sem pele, carne bovina magra e lombo sem gordura, é uma dica valiosa. A proteína desacelera a absorção de carboidrato pelo organismo, fazendo com que você se sinta saciada por mais tempo.

Diferentes tipos de massas

1) Macarrão tradicional

Existem diversos tipos de macarrão disponíveis do mercado. Esse tipo de massa é fonte de carboidrato simples, transformando-se rapidamente em açúcar no nosso organismo. O ponto negativo desta opção é que, por ser de fácil digestão, causa a sensação de fome pouco tempo depois de ser ingerido.

2) Macarrão colorido

Existem também os macarrões coloridos, que contam com vegetais em sua composição, porém eles não devem substituir o consumo de legumes e verduras.

3) Macarrão integral

É sem dúvidas a melhor opção para quem busca uma alimentação saudável e sem aumento de peso, pois trata-se de um carboidrato complexo, que leva mais tempo para ser digerido e prolonga a sensação de saciedade. A massa integral é rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, e conta com outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, magnésio e ferro.

 

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