Ganhe até 7 anos de vida com o hábito simples de caminhar regularmente

Você gostaria de ganhar até 7 anos de vida? Então reserve de 20 a 25 minutos diariamente para fazer caminhada.

Este hábito simples, que também pode ser discutivelmente uma das partes mais agradáveis do seu dia, é essencial para desencadear um processo anti-envelhecimento e até mesmo ajudar a reparar DNA. Uma pesquisa feita pelo Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia, acompanhou 69 pessoas entre 30 e 60 anos de idade.

Aqueles que praticam exercícios moderados diários, como caminhada rápida ou corrida, treinamento de intervalo de alta intensidade e treinamento de força, mostraram eficiência contra o envelhecimento podendo aumentar a sua vida de três a sete anos. Especialistas recomendam uma caminhada diária de 20 a 30 minutos por dia para obter esses benefícios.

“Caminhar é um super alimento. É o movimento que define o ser humano.”

Quais são os benefícios da caminhada regular?

Como mencionado anteriormente, caminhar pode ajudar a diminuir o processo de envelhecimento, e funciona independentemente da sua idade.

“Não podemos evitar o envelhecimento, mas podemos retardar o tempo que nos tornamos mais velhos. Podemos parecer mais jovens quando estamos com 70 anos. Praticar exercício físico nos ajuda a ganhar de 3 a 7 anos de vida. Combate a depressão, melhora a função cognitiva e existem evidências de que pode retardar o início da demência”.

Pessoas que passam mais de oito horas por dia sentadas são mais propensas em até 90% a ter diabetes tipo 2, juntamente com o aumento dos riscos de doença cardíaca e câncer, podendo levar a morte. Em algumas profissões como por exemplo os funcionários de telecomunicações, passam em média 12 horas sentados todos os dias, aumentando ainda mais o risco.

Por muitos anos, o exercício físico é indicado como a solução para este estilo de vida sedentário. Quanto mais você se move e se levanta da cadeira, melhor, e andar faz parte disso. Pesquisas mostraram que levantar-se e andar por dois minutos a cada hora pode aumentar sua expectativa de vida em 33%, em comparação àqueles que não fazem isso.

Reduz o risco de doenças cardíacas, câncer, osteoporose e muito mais

Um estudo descobriu que andar 4 quilômetros ou mais por dia, reduz em até 50% a chance de você parar em um hospital com problema de pulmão ou acidente vascular. Outro estudo descobriu que a caminhada diária reduz o risco de acidente vascular cerebral em homens com mais de 60 anos. Andar por pelo menos uma hora ou duas por dia pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral de um homem em até 1/3, independente do ritmo da caminhada.

Caminhando cerca de três horas todos os dias, o risco cai para 2/3. Caminhar traz benefícios adicionais também, incluindo a melhora do humor e faz o nosso corpo liberar endorfinas que curam a dor, e quanto mais andamos, mais felizes somos. Caminhar também é indicado para o sono, melhora a as articulações, a circulação, e reduz a incidência da incapacidade de andar em pessoas com mais de 65 anos.

Como sair do sedentarismo e dar o primeiro passo para a caminhada diária?

O próprio ato de caminhar é benéfico, pois é um movimento fundamental para o corpo humano. Se você está começando a caminhar regularmente (após resolver sair da vida sedentária), caminhe num ritmo confortável e vá trabalhando gradualmente, dia a dia para aumentar o seu ritmo, resistência e distância.

Uma vez que você se adaptou à caminhada diária, transforme-a em um treino de alta intensidade, o que pode ser muito benéfico para idosos que são incapazes de praticar outras formas de exercícios de alta intensidade. O resultado é a melhora significativa na aptidão aeróbia na força da perna.

Você já caminhou descalço?

 

Enquanto vai ganhando o hábito de caminhar diariamente, escolha um local adequado para andar descalço – como um parque com gramado ou praia – experimente. Além dos benefícios físicos de caminhar, andar descalço permite que seu corpo absorva elétrons livres da Terra através das solas dos seus pés, uma prática conhecida como “aterramento.” Estes elétrons têm poderosos efeitos antioxidantes que podem proteger seu corpo contra inflamações.

Por exemplo, uma matéria científica publicada no Journal of Environmental and Public Health concluiu que o aterramento (andar com os pés descalços na terra) ajuda a melhorar uma série de condições na saúde, incluindo:

• Estresse;
• Disposição;
• Hipertensão;
• Artrite reumatoide;
• Condições asmáticas e respiratórias;
• Variabilidade do batimento cardíaco;
• Principais indicadores de osteoporose;
• Atividade e resposta do sistema imunológico;
• Distúrbios do sono , incluindo apneia do sono;
• Dor muscular e articular crônica, e outros tipos de dor;
• Níveis de glicose em jejum entre as pessoas com diabetes.

Portanto, caminhar diariamente é excelente. Se você puder caminhar ao ar livre pegando sol, e descalço para fazer o aterramento, vai desfrutar ainda de mais benefícios. Você não precisa andar 10.000 passos por dia todos de uma só vez, pode dividir em intervalos de tempo que seja confortável para para você. Pode ainda caminhar por uma hora no início da manhã, 30 minutos após o almoço, e outra hora à noite.

É interessante usar um marcador de quilometragem para monitorar e se surpreender ao perceber o quão pouco você se move a cada dia. Além disso, é motivador quando percebemos os benefícios da caminhada e isso só vai te fazer querer aumentar a distância e a frequência, o que torna mais fácil se animar para alcançar o seu objetivo de andar 10.000 passos por dia ou mais.

Fortaleça seu coração, reduza o risco de muitas doenças, perca peso, mantenha a saúde do seu cérebro, fortaleça o seu sistema imunológico com o ganho natural de vitamina D, produza energia natural e seja feliz, pois a caminhada além de todos esses benefícios, melhora o nosso humor.

Ótima semana a todos :