Fique por dentro: O gérmen de trigo engorda ou emagrece?

O Gérmen de Trigo pode ser um importante aliado em seu processo de emagrecimento, contudo, deve ser utilizado de forma correta.

Muitas pessoas tem dúvida quanto aos benefícios do Gérmen de Trigo, vivem se perguntando se este tem o poder de emagrecer ou engordar. Esse alimento possui carboidratos, o que aumenta a insulina no sangue, trazendo o acúmulo de gordura.

Embora isso seja verdade, o gérmen de tribo tem o poder de reduzir os índices de açúcar no sangue, o ponto alto do emagrecimento. Ele deve ser sim consumido, mas poucas quantidades para que não haja o efeito contrário. O alimento deve ser mantido em um recipiente selado, onde pode ficar por até um ano após aberto. Sua validade é de aproximadamente nove meses na geladeira num recipiente bem lacrado. Devido à sua grande quantidade de gordura insaturada, pode ficar com a textura rançosa rapidamente.

Mas afinal, o Gérmen de Trigo engorda ou emagrece? Ou serve para ambos os casos?

O alimento é utilizado como suplemento alimentar em dietas para perda de peso. Seus componentes nutricionais podem ser um ótimo aliado para saciar a fome, devido a grande quantidade de fibras, proteínas e nutrientes. As fibras estimulam a atividade intestinal fazendo com que você elimine os resíduos de forma saudável, sendo assim, podemos afirmar com certeza que o alimento ajuda no emagrecimento.

Por outro lado, devido à sua grande quantidade de gorduras insaturadas, o Gérmen de Trigo é bastante calórico. Para se ter uma ideia, uma porção de duas colheres de sopa contém cerca de 60 calorias, mais do que uma xícara de palitos de cenoura. Se você não contabilizar as calorias desse alimento na dieta de forma a continuar tendo um déficit de calorias, você pode impedir a perda de peso. É difícil dizer que o Gérmen de Trigo engorda, já que seria necessário uma quantidade muito grande diariamente para causar o ganho de peso.

Informações Nutricionais

O Gérmen de Trigo é a parte mais nutritiva do trigo, já que é responsável por alimentar a planta. Duas colheres de sopa do alimento cru, possuem cerca de 1,5 gramas de gordura insaturada, 9 gramas de carboidratos, 4 gramas de proteína, 2 gramas de fibra alimentar, 2 gramas de açúcar, nenhum colesterol e cerca de 60 calorias. Além de tudo isso, também é rico em vitaminas, minerais e nutrientes necessários para o nosso corpo.

Vitaminas B: Duas colheres de sopa contêm 0,27 gramas de tiamina (vitamina B1), 0,9 gramas de niacina (vitamina B3) e 40 microgramas de ácido fólico (vitamina B9). As vitaminas do complexo B são importantes para a saúde do coração, para manter o metabolismo funcionando bem e são essenciais para a saúde do cérebro.

Vitamina E: Possui grande quantidade de vitamina E, que é um antioxidante poderoso que protege membranas celulares, células do cérebro e moléculas do colesterol de danos causados por radicais livres. A vitamina E também é importante para a desintoxicação, função imune e controle da glicose no sangue.

Minerais: Duas colheres de sopa de Gérmen de Trigo contêm 121 miligramas de fósforo, 0,9 miligramas de ferro, 1,7 miligramas de zinco, 11,4 miligramas de selênio e 128 miligramas de potássio, essenciais para reparar e se manter o corpo saudável. Dos minerais presentes, o ferro ajuda a combater a anemia e manter a saúde das células do sangue, o zinco ajuda o sistema imunológico e o potássio ajuda na redução da pressão arterial, dentre outros benefícios.

Fitoesterois: São compostos parecidos com o colesterol, que ajudam a baixar o colesterol ruim e promover a saúde do coração. O Gérmen de Trigo é uma das melhores fontes alimentares de fitoesterois, o que pode fazer com que seja um super alimento para baixar o colesterol ruim.

Gorduras saudáveis: Fonte de ômega 3. O ômega 3 pode ajudar a combater inflamações, baixar o colesterol, manter o sistema nervoso saudável, diminuir os níveis de ansiedade e melhorar o humor, além de fazer bem ao coração.

Além de todos esses componentes, o Gérmen de Trigo também é uma boa fonte de fibras, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e as vontades de comer, e de proteínas, necessárias para manter a massa muscular magra que ajudam o sistema imunológico. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Gérmen de Trigo, que tal incluir o alimento nas suas refeições?

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