Emagrecer: Chia auxilia na perda de peso

Emagrecer não é uma tarefa fácil para algumas pessoas, porém a Chia pode ajudar nesse processo.

Considerada um alimento funcional por causa das suas características compositivas e mais conhecida por sua semente, a Chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para fazer chás, auxiliando no processo de quem deseja emagrecer com saúde.

Ambos derivados (folhas e sementes), são tidos como ricas em fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3.

É frequentemente enaltecido seu potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores.

Emagrecer com saúde

Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras, torna a Chia interessante para quem busca emagrecer, podendo intensificar a sensação de saciedade.

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A importância Nutricional da semente de Chia

• Ômega 3: A semente da Chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto as animais) do ácido Alfa Linolênico, um dos ácidos graxos (são os ácidos monocarboxílicos de cadeia normal que apresentam o grupo carboxila (–COOH) ligados a uma longa cadeia alquílica, saturada ou insaturada), classificados como ômega 3.

• Cálcio: contém até cinco vezes mais a concentração do mineral encontrado no leite de vaca.

• Magnésio: 100 gramas da semente de Chia pode conter o equivalente a 200 gramas do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de Brócolis, que por si só são considerados alimentos ricos no nutriente.

• Manganês e Fósforo: 100 gramas de Chia contêm 108% do Manganês e 95% do Fósforo, demandados por um adulto em uma dieta de 2.000 quilocalorias por dia.

• Proteínas: 15% da composição da Chia é proteica, onde os seus aminoácidos, em conjunto, formam um alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína, que um adulto consome em média.

• Fibras: a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado poderoso para o emagrecimento e para a boa digestão.

• Antioxidantes: a presença do Flavonoide Kaempferol (é um tipo de flavonoide, que ocorrem em múltiplas plantas e está presente em diversos alimentos derivados de vegetais e frutos) em menor quantidade, os ácidos cafeicos e clorogênicos presentes provêm à chia um efeito antioxidante comparável ao que apresenta o Trolox, antioxidante comercial da Hoffmann–La Roche.

Emagrecer com saúde

A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos culinários.

Agindo quase como emulsificante, torna os líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” em massas.

Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sumos e vitaminas.

Agora que você já sabe como a semente de Chia pode te ajudar a emagrecer de forma saudável e gerar diversos outros benefícios para a sua saúde, adquira o hábito de adicioná-la em suas refeições.

Bom apetite 🙂

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