Carnaval: Dicas para manter a saúde, boa forma e ter muita energia no carnaval.

Os quatro dias de folia estão chegando, e você quer aproveitar ao máximo, certo?

Para isso, é muito importante manter uma alimentação saudável para ter energia e aguentar os quatro dias de folia com saúde. Além da alimentação saudável, beba muita água para não desidratar são os conselhos básicos para o folião. Nessa época do ano, no carnaval propriamente dito, existe um consumo energético elevado, a diva é comer bastante carboidratos, de preferência integral. Pode parecer a mãe falando, mas não é aconselhável consumir álcool em exagero e principalmente em jejum.

A mistura de bebidas alcoólicas com energético se torna uma bomba relógio, trazendo muitos malefícios para a saúde, podendo causar o aumento da frequência cardíaca e até a elevação da pressão arterial. Se por ventura você passe da conta e comece a se sentir mal, o melhor a fazer é procurar um local arejado, hidratar-se e consumir nutrientes de absorção rápida, como ameixas secas. Após a folia acabar, repouse bastante e dê prioridade para uma alimentação rica em frutas e verduras para desintoxicar.

Alimentos para manter a energia durante a folia

• Os ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas, dê preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a energia do corpo. Os alimentos ricos em carboidratos fornecerão a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade”, recomendação médica.

• Manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um com trabalho muscular;

• Couve, brócolis, couve-flor e repolho, são alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado;

• Prefira alimentos ensopados, assados e grelhados, troque a fritura por qualquer um desses tipos de cozimento;

• A melancia, onde a maior parte da fruta é composta de água, é um alimento que vale a pena apostar, pois além de garantir energia, hidrata;

• Outra alternativa interessante, são os sanduíches de pão integral com azeite e peixes em conserva. O azeite conserva os alimentos, deixando-os mais frescos.

Faça um café da manhã reforçado antes de cair na folia. Opte por frutas, leite, pão, cereais, queijo ou ovo, para ter maior saciedade e evitar problemas ordem digestiva, recomendação médica. É muito importante também não ficar muitas horas sem comer, algumas pessoas, no desejo obcecado pelo corpo perfeito, optam por cardápios restritivos, ingerindo apenas frutas ou só proteínas. Essa prática pode causar desequilíbrio do organismo ou problemas ainda mais sérios como sobrecarga renal.

E não menos importante, previna-se contra doenças sexualmente transmissíveis usando a camisinha. Todo carnaval é legal mas tem o seu fim, então fique a atento a todos os detalhes e curta a folia com saúde e responsabilidade. Agora que você já sabe como cuidar da saúde no carnaval, aproveite ao máximo e caia na folia com saúde e alegria. Bom carnaval!

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