Brócolis: Conheça o poder desse vegetal e a sua importância para a saúde.

O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são 100% comestíveis.

É um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Também apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio, magnésio e potássio. A produção de brócolis ocorre durante todo o ano e é utilizado na culinária das seguintes formas: refogado, sopas, suflês e saladas. Os principais tipos de brócolis consumidos no Brasil são: ninja (japonês) e brócolis comum. Originários da Europa, também são usados na medicina graças ao seu elevado teor de cálcio.

Por conta disso, este vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes. De acordo com pesquisas publicadas recentemente, os brócolos ou brócolis e o repolho, ajudam a evitar o câncer de próstata se forem consumidos pelo menos três porções diárias. A pesquisa baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos.

São muito utilizados no preparo de saladas, pratos folhados e massas. Assim como a couve-flor, o brócolis também pode ser cozido no vapor, o que ajuda a manter seus componentes nutricionais. São alimentos muito perecíveis, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração (geladeira) por no máximo uma semana.

Cada 100 gramas de brócolis cozido contém:

% VD*
Valor energético 24.6kcal = 103kj 1%
Carboidratos 4,4g 1%
Proteínas 2,1g 3%
Gorduras saturadas 0,1g 0%
Gorduras poliinsaturadas 0,2g
Fibra alimentar 3,4g 14%
Cálcio 50,8mg 5%
Vitamina C 42,0mg 93%
Fósforo 33,2mg 5%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 14,6mg 6%
Lipídios 0,5g
Ferro 0,5mg 4%
Potássio 118,5mg
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,2mg 3%
Riboflavina B2 0,0mg 0%
Tiamina B1 0,0mg 0%
Sódio 2,1mg 0%

As melhores formas para o consumo do brócolis

Uma das melhores vantagens do brócolis é a sua versatilidade. O vegetal harmoniza perfeitamente combinado a outros alimentos: Arroz com brócolis, saladas acompanhada de outras folhas e legumes ou levemente temperado com azeite e limão, são formas de utilizá-lo em prol da saúde. Não são somente as flores do brócolis que possuem nutrientes importantes para o nosso bem-estar.

O talo e as folhas, além de ótimos ingredientes para incluir na alimentação, também são fontes riquíssimas em ferro, cálcio, vitamina C, proteínas e betacaroteno que agem prevenindo doenças crônicas e fortalecendo o sistema imunológico. O consumo regular desse vegetal, em sua forma integral, também está associado com a prevenção de diabetes e o controle do colesterol, já que as composições nutricionais ajudam a diminuir o LDL, chamado colesterol ruim e aumenta o HDL, o colesterol “bom”. O primeiro passo para a sua transformação alimentar é a inclusão de alimentos altamente nutritivos que naturalmente ajudarão a controlar o seu apetite.

Dica: O brócolis quando são congelados não perdem suas propriedades nutritivas.

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