Dez razões para você parar de consumir açúcar

O açúcar causa efeitos nocivos ao metabolismo e contribui para todos os tipos de doenças. Listamos 10 razões perturbadoras pelas quais você deve evitar o açúcar.

1. O açúcares adicionados não contém nutrientes essenciais e é ruim para seus dentes

Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes, mas vale a pena relembrar. Os açúcares adicionados, como sacarose e xarope de milho de alta frutose por exemplo, perdem vitaminas e sais minerais no processo de refinamento, deixando ausente os nutrientes essenciais para nosso corpo. Por esta razão, são chamados de “calorias vazias”.

Não há proteínas, gorduras essenciais, vitaminas ou minerais no açúcar adicionado, apenas energia. Quando as pessoas consomem de 10 a 20% de calorias, pode se tornar um grande problema e contribuir para deficiências nutricionais. Também é muito ruim para os dentes, pois fornece energia facilmente digerível para as bactérias ruins existentes na boca.

2. O açúcar adicionado é rico em frutose, o que pode sobrecarregar o seu fígado

Para entender o quão ruim é o açúcar adicionado, você precisa saber o efeito que ele causa no organismo. Antes de entrar na corrente sanguínea do trato digestivo, é dividido em dois açúcares simples: Glicose e Frutose.

– A Glicose é encontrada em todas as células vivas do planeta. Nossos corpos a produzem.
– A Frutose é diferente – Nossos corpos não produzem em quantidade significativa e não há necessidade fisiológica para isso.

A frutose só pode ser metabolizada pelo fígado em quantidades significativas. Isso não é um problema quando comemos pouco (como frutas) ou acabamos de terminar uma sessão de exercícios. Nesse caso, a frutose será transformada em glicogênio e armazenada no fígado. No entanto, se o fígado estiver cheio de glicogênio (muito mais comum), comer muita frutose sobrecarrega o fígado, forçando-o a transformar a frutose em gordura.

Ao consumir repetidamente grandes quantidades de açúcar adicionado, este processo pode levar a diversos tipos de problemas graves. Tenha em mente que tudo isso não se aplica às frutas. É quase impossível ingerir uma quantidade grande de frutose comendo frutas. Existe também uma grande variabilidade individual aqui.

Pessoas que são saudáveis ​​e ativas podem tolerar mais açúcar do que as pessoas que são inativas e comem uma dieta ocidental, com alto nível de carboidratos e calorias. Grandes quantidades de frutose de açúcar adicionado são transformadas em gordura no fígado.

3. Sobrecarga no fígado com frutose pode causar doença hepática gordurosa não alcoólica

Quando a frutose é transformada em gordura no fígado, ela é enviada como partículas de colesterol. No entanto, nem toda a gordura sai, alguns podem se hospedar no fígado. Isso pode levar à doença hepática gordurosa não alcoólica, um problema crescente nos países ocidentais fortemente associado à doenças metabólicas.

Estudos mostram que indivíduos com o fígado gordo consumem até 2-3 vezes mais frutose que a pessoa em forma. O excesso de frutose é transformado em gordura, que pode alojar-se no fígado e causar doença hepática gordurosa não alcoólica.

4. Pode causar resistência à insulina, um passo na direção da síndrome metabólica e da diabetes

A insulina é um hormônio muito importante para o nosso corpo. Ela permite que a glicose (açúcar no sangue) entre nas células da corrente sanguínea e dizer às células que comecem a queimar a glicose ao invés da gordura. Ter muita glicose no sangue é muito prejudicial, uma das razões para as complicações da diabetes, como a cegueira. Uma característica da disfunção metabólica causada pela dieta ocidental é que a insulina deixa de funcionar como deveria. As células tornam-se “resistentes”.

Isso também é conhecido como “resistência à insulina”, que acredita-se ser o principal motor de muitas doenças, incluindo a síndrome metabólica, obesidade, doenças cardiovasculares e especialmente diabetes tipo II. Muitos estudos mostram que o consumo de açúcar adicionado está associado à resistência à insulina, especialmente quando é consumido em grandes quantidades. Quando as pessoas comem muito açúcar adicionado, podem causar resistência ao hormônio insulino, contribuindo para muitas doenças.

5. A resistência da insulina pode progredir para a diabetes tipo II

Quando nossas células se tornam resistentes aos efeitos da insulina, os açúcares sanguíneos cronicamente elevados podem causar danos graves. Eventualmente, como a resistência à insulina torna-se progressivamente pior, o pâncreas não consegue acompanhar a demanda de produzir insulina suficiente para manter os níveis de açúcar no sangue baixos. A esse ponto, os níveis de açúcar no sangue aumentam e pode causar um diagnóstico de diabetes tipo II.

Dado que o açúcar pode causar resistência à insulina, não é surpreendente ver que as pessoas que bebem bebidas açucaradas têm um risco 83% maior à diabetes tipo II. Devido aos efeitos nocivos do açúcar sobre a função da insulina, é um dos principais condutores da diabetes tipo II.

6. Pode lhe dar câncer

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo e é caracterizado por crescimento descontrolado e multiplicação de células. A insulina é um dos principais hormônios  que regulamenta este tipo de crescimento. Por esse motivo, muitos cientistas acreditam que, tendo elevados níveis de insulina (uma conseqüência do consumo de açúcar), pode contribuir para o câncer.

Além disso, os problemas metabólicos associados ao consumo de açúcar são um motorista conhecido de inflamação, outra causa potencial de câncer. Múltiplos estudos mostram que as pessoas que comem muito açúcar estão em maior risco de contrair câncer. Há evidências consideráveis ​​de que o açúcar, devido aos seus efeitos nocivos sobre o metabolismo, pode contribuir para o câncer.

7. Devido aos seus efeitos nos hormônios e no cérebro, o açúcar tem efeitos únicos no desenvolvimento da gordura

Nem todas as calorias são desenvolvidas da mesma forma. Diferentes alimentos podem causar efeitos diferentes no cérebro e nos hormônios que controlam a ingestão de alimentos. Estudos mostraram que a frutose não tem o mesmo efeito sobre a saciedade quanto ao efeito da glicose.

Em outro estudo, as pessoas que ingeriram bebidas com açúcar adicionado, tiveram menor atividade nos centros da saciedade do cérebro e se sentiram mais “apavoradas”. Ao longo do tempo, as calorias do açúcar adicionado não foram tão satisfatórias, aumentando a ingestão de calorias.

8. Por conta da liberação maciça de dopamina no cérebro, o açúcar é altamente viciante

O açúcar pode ser viciante para muitas pessoas. Como drogas abusivas, o açúcar causa uma liberação de dopamina no centro do cérebro. Por esta razão, as pessoas que têm uma propensão ao vício, podem se tornar fortemente viciadas em açúcar e outras comidas nocivas para a saúde.

O slogan “tudo em moderação” pode ser uma má ideia para as pessoas que são viciadas em comidas nocivas,  pois a a única coisa que funciona para o verdadeiro vício é a abstinência. O açúcar causa uma grande liberação de dopamina no cérebro, podendo causar dependência em muitas pessoas.

9. É o principal responsável da obesidade em crianças e adultos

A maneira como o açúcar afeta hormônios e o cérebro é uma receita para o ganho de peso. Isso leva à diminuição da saciedade e pode tornar as pessoas viciadas, perdendo o controle sobre seu consumo. Surpreendentemente, as pessoas que consomem mais açúcar são, de longe, as mais propensas a se tornarem obesas. Isto aplica-se em todas as faixas etárias. Muitos estudos examinaram a ligação entre o consumo do açúcar e a obesidade, onde encontraram uma forte associação.

É especialmente forte em crianças, onde cada dose diária de bebidas açucaradas é associada a um enorme risco de obesidade de 60%. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer, se você precisa perder peso, é reduzir significativamente o consumo do açúcar. Devido aos efeitos do nos hormônios e no cérebro, o açúcar aumenta drasticamente o risco de ficar com excesso de peso ou obesidade.

10. Não é a gordura, é o açúcar que aumenta o colesterol e causa doença cardíaca

Durante muitas décadas, as pessoas culparam a gordura saturada de ser a responsável pela doença cardíaca, o assassino número 1 do mundo. No entanto, estudos recentes mostraram que a gordura saturada é inofensiva. O açúcar adicionado é um dos principais condutores de doenças cardíacas através dos efeitos nocivos da frutose no metabolismo.

Foi descoberto ainda, que grandes quantidades de frutose podem aumentar os triglicerídeos, os níveis de glicemia e insulina e aumentar a obesidade abdominal – em apenas 10 semanas. São os principais fatores de risco para a doença cardíaca. Não é de surpreender que muitos estudos observacionais encontraram uma forte associação estatística entre o consumo de açúcar e o risco de doença cardíaca.

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